quinta-feira, 17 de março de 2011

Desculpe, mas não entendi o que disse...

Sofrimento
O sofrimento é tão estranho. Segundo o Priberam, sofrimento é a dor física, pena moral, paciência e acto ou efeito de sofrer. Fiquemos na dor física. O que é pior? Estar dorido ou sofrer muito?

Essa mesma dor pode ser passageira, mas também uma dor permanente, que assola todo o optimismo do ser-humano. Inclusive (como se fosse uma vantagem), aparece na sinonímia de sofrimento. É um dos sinónimos e pelo que eu conheço (como mero ser-humano inculto) sofrer é bastante prolongado ou imediato. 
Sofrer poderá ser pior do que magoar-se, mas não está provado. Sofrer pode ser mais duro, mais fascinante, e inclusive, mas emocional. Também mais difícil de pronunciar porque há mais sílabas e há uma contracção de duas consoantes.

É triste, é penoso e é estranho. 

"Como diz Oscar Wilde, sê tu mesmo. Pior sofrimento do que sofrer é sofrer por não sermos nós mesmos. "
Como poderá ser a paciência? Ser paciente é sofrer? Se assim fosse, esperar seria um pecado e seriamos chamados de Sado-masoquistas, mas há que se ver que geralmente, a espera é demasiado dolorosa, esperar por aquele momento...

Seria estranho sofrer por querer, pois é invulgar gostar de sofrer. Neste mundo, é complicado ver-se alegria, ou compaixão. Aparte disso, vemos um mundo de tristeza, um mundo esquecido por muitos, mas relembrado por outros. Não há paz nesse pequeno acto de sofrer, nem alegria nessa pena moral. É uma tristeza num mundo desigual, um mundo anulado. Como que inexistente... nos bebés porque tal pureza de alma só é chorada pelos males menores.

Ser-se adolescente significa sofrer; ser-se adulto também significa sofrer... Ser quem se é significa sofrer e isso deve-se a um simples factor. A honestidade é dolorosa pois é difícil ouvir-se dizer que se é chato, que se é gordo/magro, que se é estúpido. É simplesmente estranho, pois o espelho não nos diz isso e vermos uma imagem e não vermos esse pormenor é-nos quase irreconhecível. 

"Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais honesto que eu?" Era bom ter-se um espelho destes, pois partiríamos logo de seguida, mas é um conto de fadas e há que se ver. Ou somos controlados por esse mundo ou sofremos até não aguentarmos mais...
É difícil ouvir a verdade, mas ainda mais difícil é sofrer por sermos quem somos...
Como diz Oscar Wilde, sê tu mesmo. Pior sofrimento do que sofrer é sofrer por não sermos nós mesmos. 

Raúl Amarantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário