Beleza
A beleza foi uma coisa (e é) que sempre me apaixonou, que sempre me fascinou, sempre me despertou o interesse.
"A beleza está em todo o lado só que alguns não a vêem", expressão que ouvi uma vez e que julgo ser de Aristóteles. É uma frase bastante sentida e bastante verdadeira, ou até totalmente verdadeira, pois uma coisa feia é bonita.
Costumamos caracterizar uma coisa bonita, graças à comparação com uma outra mais feia e chegando a um caminho sem saída (ou um objecto tão feio que nem sequer se sabe se aquilo é bonito) costumamos encontrar uma réstia de beleza, uma pincelada que torna o que vemos digno do nosso gosto, uma folha numa árvore que a torna digna do nosso gosto... um sorriso tão belo, tão sentido, que até o fazemos digno do nosso gosto.
"A boa beleza é a mais simples, pois não temos 
a tendência de a comparar com luxos e é sempre linda.
Mas... Então, que gosto é o nosso? Que direito temos nós de caracterizar uma coisa feia para dizer outra bonita? Que razão temos para rebaixar o gosto de outro como fazemos em alguns casos com o vestuário.
Passemos para outro ponto, se me seguem. A expressão "O que conta é o interior". Que acham que é? Verdade ou mentira? Pois se julgam a primeira, lembrem-se que grande parte dos vossos amigos ou são de infância, ou começaram a falar com eles porque gostavam do estilo. Ninguém, mas mesmo ninguém (eu incluo-me, infelizmente) irá falar com alguém que nos provoque medo, ou com alguém que até consideremos feia. 
Nunca falamos com 1 pessoa para conhecer o interior. Falamos para conhecer o interior do exterior. Querem um exemplo? Os presentes que recebemos. Quem nunca presumiu que por um presente ter uma caixa gigante, estaria lá um presente gigante ou que, por ter um embrulho que até temos medo de o estragar julgamos que seja uma beleza, mais lindo, mais giro... algo... Digno do nosso gosto. 
É assim que somos enganados, com o exterior. Numa caixa gigante, nunca esperamos ver a camisola que achamos cara mas amámos.
Se a beleza se encontra em todo o lado, se o luxo é lindo, se a nossa imagem nos pode apaixonar, pois a alguns que a imagem assusta, há um pensamento que resta... O de não se encaixarem nos contornos do mundo...
Raúl Amarantes.
Raúl Amarantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário