terça-feira, 17 de maio de 2011

Desculpe, mas não entendi o que disse

Troca de Intermediários
O que é o ser-humano? É algum ser que tenha controlo total sobre toda a vida do Mundo? O que é ser trocado nos parâmetros actuais? Irei reflectir acerca disso.

O ser-humano nunca é um ser com poder de trocar seres da sua espécie (perdão, seres-vivos). O que é trocar, afinal de contas? Trocar alguma coisa é substituir, mudar de lugar algo. Muda-se o lugar de alguém como o Melhor Amigo (ou como queiram chamar) para o lugar de 2º Melhor Amigo. Ser-se trocado é um dos piores sentimentos no mundo...

Não há nenhum poder que confira o direito ao ser-humano de trocar alguma coisa que tenha sentimentos, ou vida. Nada no mundo permite tal coisa e a moral deverá persistir nesse pensamento de trocar algo, de mudar algo de lugar, de deixar de ter alguém ou algo como uma coisa que para nós foi algo. 

"Na nossa vida, fazemos muitas trocas. Trocamos a camisola, trocamos o quarto... Mas nunca, mesmo nunca deveremos trocar o amor que alguém nutre por nós."

Não. Amor não pode ser trocado. Amizade não pode ser trocada. Felicidade não pode ser trocada. Nunca ninguém substitui alguma dessas coisas. Apenas a teve sempre. Foque-mo-nos na troca de pessoas. 

Quem pode trocar um Melhor Amigo (supostamente) por um outro? Quem pode substituir a amizade? Ao longo do tempo, é verdade, os laços que unem duas pessoas ou mais desfazem-se, desfiam-se e esse cordão que juntava pessoas desvanecesse na linha do tempo com a agulha da distância...
Sente-se uma dor agonizante de se ver aquele substituto no lugar que outrora nos pertenceu. Nunca a distância pode ser batalhada com uma vitória sem a reduzir. A distância é uma das razões da troca.

Amamos o outro, tal como esse nos ama a nós. Queremos sentir-nos abraçados nesse rol de sentimentos, nesse mar de tortura e nunca queremos cair num sonho feito de água pura que outrora beijamos e que agora nem tocamos...

Na nossa vida, fazemos muitas trocas. Trocamos a camisola, trocamos o quarto... Mas nunca, mesmo nunca deveremos trocar o amor que alguém nutre por nós.

Raúl Amarantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário